Notícias

30/07/2016 - Sant'Ana do Livramento e a sua bela história

Comemorando o seu aniversário na data de hoje, Sant’Ana do Livramento é um município localizado no Rio Grande do Sul, com latitude sul e longitude oeste. O início do seu povoamento ocorreu no ano de 1814 por meio das primeira sesmarias doadas, as quais foram do Marquês de Alegrete para Belarmina Coelho, João da Costa Leite e Antônio José de Menezes.

 

Os índios Charruas e Minuanos, pertencentes ao grupo Guaicurus do Sul, foram responsáveis pelo início da colonização da cidade. Dessa forma, participam do conjunto de etnias representativas de Sant’Ana do Livramento – incluindo, ainda, os espanhóis, jesuítas, portugueses e italianos.

 

A economia do local é baseada em determinadas atividades principais, tais como: agricultura, pecuária, viticultura e comércio.

 

O turismo

 

O turismo da cidade é caracterizado principalmente pela conhecida Fronteira da Paz, a qual é representada pela divisão entre Sant’Ana do Livramento e Rivera (cidade uruguaia). Em um mesmo espaço, duas bandeiras dividem as terras de ambos os países.

 

                      Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

 

O parque do local recebeu o nome de Parque Internacional a fim de se tornar um símbolo da integração das duas partes envolvidas – o que oferece, aos turistas, uma vasta rede de freeshops.

 

Além disso, o município da região da Campanha também possui destaque no quesito turismo rural, disponibilizando passeios e roteiros temáticos por estâncias, museus e charqueadas.

 

É importante salientar, ainda, o ponto Cerro das Palomas que por muitos é considerado o cartão de visita de Sant’Ana do Livramento. O local é descrito de tal forma devido à uma bela elevação da natureza percebida na estrada em direção a fronteira.

 

Foto: Georoteiros

 

Conhecer Sant’Ana do Livramento é uma ótima opção para um passeio turístico. Boa viagem!

 

(fontes: http://www.sdolivramento.com.br / http://www.georoteiros.com.br/Palomas.html)